CURRÍCULO
ESCOLAR
Estou dando inicio ao presente blogger sobre
currículo escolar, que tem por objetivo orientar os profissionais da educação para
que possam compreender e participar da organização do currículo escolar de sua
instituição de ensino.
O currículo Escolar é um elemento de suma
importância para o planejamento do professor, pois possibilita organizar os
conteúdos e as atividades, sendo assim ele é um recurso para o educador, com
flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos. De
forma ampla ou restrita, o currículo escolar abrange as atividades
desenvolvidas dentro da escola. Não se trata de algo pronto e acabado, mas de
algo a ser construído e repensado permanentemente no dia a dia da escola, com a
participação ativa de todos que estão envolvidos nas atividades educacionais,
principalmente aqueles, que atuam diretamente no estabelecimento escolar.
O currículo escolar não compreende apenas as
matérias ou os conteúdos do conhecimento, mas também sua organização e
sequencia adequada, bem como os métodos que permitem um melhor desenvolvimento
dos mesmos.
Temos na atualidade três tipos de currículo,
o real, o oculto e o prescrito:
Currículo
Real é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos.
Ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no projeto político
pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores.
Enquanto
o currículo Oculto diz respeito às influências externas e internas que afetam a
aprendizagem dos alunos de alguma maneira. Este tipo de currículo diz respeito
aos conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, seus atos, comportamentos, gestos,
percepções, mas não se encontram documentados em papéis.
Currículo
Prescrito é aquele preestabelecido em todo um território, seja nacional ou
estatal, que todos os professores devem seguir e executar. Ele atribui à escola
o papel de reproduzir a cultura e é imposto por documento oficial como a LDB. (Lei de Diretrizes e Bases) e PCN,
(Parâmetros Curriculares Nacionais).
QUESTÃO A SER ANALISADA
Na atualidade os desafios são
grandes para os professores quando se trata de currículo escolar. E você
profissional da educação o que pensa a respeito do currículo escolar,
onde deveria haver mudanças e para que essas mudanças?
Para aqueles que pretendem se
aprofundar no assunto segue um link http://hdl.handle.net/10198/1217
bibliotecadigital.ipb.pt
Outra fonte de pesquisa é o livro
Santos, Adriana Regina de Jesus. Currículo, conhecimento e
cultura escolar, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
Definir o currículo escolar não é uma tarefa fácil, pois o
currículo é um guia, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica,
uma ajuda para o professor. Pois na medida em que atrapalhar o processo de
ensino-aprendizagem, deverá ser imediatamente modificado.